VESTíGIO RARO NA RIBEIRA DA JARDA
A adicionar aos encantos da Ribeira das Jardas, já referenciados em anteriores apontamentos, há agora acrescentar uma construção com aspecto duma ponte mas na realidade é outra coisa.
No troço da Ribeira entre a Estrada da Quinta Grande e a Rua Teixeira Bastos, limites das Freguesias de Rio de mouro e Belas na Cidade de Sintra, encontramos em adiantado estado de ruína, vestígios dum muro, cuja observação ao longe, parece sugerir serem restos duma antiga passagem pedonal sobre a Ribeira. Todavia, no local, com uma cuidada análise a conclusão é a de que se trata dum pedaço do muro de protecção da Quinta Grande de Meleças e os arcos destinavam-se a permitir o escoamento das águas das Jardas.
É um tipo de edificação pouco usual em espaço público. Devia ser considerado de interesse municipal. Mais acima, fica a ponte que dá acesso á Quinta do Escoto, cuja história, importante, iremos tratar em próximo apontamento.
Por hoje fiquemos com este muro arqueado imaginado para facilitar o caminho da RIBEIRA das JARDAS e aproveitar as suas águas para a rega duma notável Quinta.
Mais uma particularidade dum curso de água "MÁGICO".