OS CASTANHEIROS ÁRVORES DA FRESCA SOMBRA
De todas as árvores da PÁTRIA considero os CASTANHEIROS as mais belas e frondosas. Abunda no norte de PORTUGAL, no entanto no ponto mais ao sul é possível encontra-los no território de Sintra e em povoamentos residuais na Serra de Monchique no Algarve.
A presença do Castanheiro na nossa terra, deve-se como escreveu ORLANDO RIBEIRO, ao seguinte motivo:
"Sintra, envolta em névoas e afofada de arvoredos ...é uma recorrência do Norte".
No Município Sintrense, encontramos castanheiros, na sede do concelho no Parque da Liberdade e em diversas quintas. Alguns exemplares têm séculos, como o da Quinta do Castanheiro na Freguesia de S.Martinho considerado de interesse público por portaria publicada no D.G.nº70 de 26/03/1945. Consta ter sido plantado no tempo dos DESCOBRIMENTOS!
Além da sombra refrescante, o Castanheiro produz um fruto saboroso, a castanha. Na tradição popular as castanhas são geradas na primeira noite de Agosto. Não posso afiançar isso mas como na RINCHOA existem castanheiros lembrei-me de abrir um ouriço e verificar, neste dia, como está o desenvolvimento do fruto.
Aqui partilho a experiência...
Já se podem ver as castanhas! O seu crescimento significa a chegada do Outono e mais tarde ouvimos pelas ruas o pregão "QUENTES E BOAS" do homem das castanhas assadas, o qual, como se canta no Fado:é ETERNO.
Na Rinchoa há castanheiros, para alguns que passam o tempo a denegrir o nosso Bairro e quem cá vive, isto deve ser difícil de admitir. Sendo assim, pode aplicar-se ao burgo onde habitamos, o poema de MIGUEL TORGA:
VINDE, AMADOS SENHORES DA JUVENTUDE
TENDES AQUI O LOURO DA VIRTUDE,
A OLIVEIRA DA PAZ E O LÍRIO AGRESTE...
E CARVALHOS, E VELHOS CASTANHEIROS,
A CUJA SOMBRA UM DORMITAR CELESTE
PODE FAZER OS SONHOS VERDADEIROS