UM BELO CEDRO DESPREZADO À BEIRA DA ESTRADA EM SINTRA
Na Avenida Gago Coutinho, conhecida vulgarmente por estrada da Portela pois serve de ligação entre Mem-Martins e o Bairro da Portela em Sintra, junto à central de betão existe uma bela árvore que passa despercebida a quem circula, muitas vezes a velocidades pouco recomendáveis.
Estamos a referir-nos a um CEDRO, cujo tronco tem um perímetro de mais de 2 metros. Com este fuste é um espécime centenário, a sua imponência não ressalta imediatamente à vista porque alguns ramos estão secos, e a copa como não é cortada chega quase ao chão.
A árvore cresceu no talude entre a antiga estrada e a nova Avenida. Está portanto, em terreno de domínio público, devendo por isso as entidades responsáveis cuidarem da planta e da sua envolvente. Se alguém da CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA, ler este texto e tenha poderes para tal, deveria incumbir os serviços respectivos de tratarem deste CEDRO, votado injustamente ao abandono. Como já referimos as árvores são seres vivos, merecem a nossa atenção. Além do mais, é um monumento digno de ser valorizado.
Simbolicamente, o CEDRO representa nobreza e perenidade, o que se coaduna com a nossa admirável VILA.
O cedro não apodrece, por isso segundo a lenda o vigamento do templo de Salomão era da sua madeira. Mais um argumento para a "reabilitação" desta árvore.
Nos tempos que vão correndo, vem a propósito, citar a BÍBLIA no Cântico dos Cânticos:
"FAZER DO CEDRO AS VIGAS DA NOSSA MORADA É PRESERVAR A ALMA..."