A " Antiga Capela" da Rinchoa
No espaço adjacente à nova estação ferroviária de Rio de Mouro, na linha de Sintra da unidade de transportes interurbanos da CP Lisboa, erigiram,os seus admiradores, uma estátua ao Sr. Padre Alberto Neto( 1931-1987), pároco da freguesia, desaparecido em circunstâncias trágicas. No pedestal da "memória "está a inscrição seguinte:"Foi neste local que o Padre Alberto Neto na antiga capela da Rinchoa passou a palavra aos seus fiéis".
Porventura muitos desconhecem como era o aspecto da capela, entretanto demolida. O pequeno templo construído a expensas do urbanizador da zona a "urbanil" abriu ao culto no domingo 21 de Junho de 1970, com a presença do Sr. Arcebispo de Mitilene, D. António de Castro Xavier Monteiro pelas 13 horas.
No seguimento foi oferecido pela "urbanil" um almoço de confraternização, as diversas individualidades presentes. A imprensa da época escrevia que a empresa" está a levar a efeito alguns melhoramentos de carácter social como turísticos na bela e linda linha de Sintra, nomeadamente na Rinchoa."
A imagem que apresentamos permite ter uma ideia do aspecto paisagistico da região à data. A capela denominava-se "capela - Salão da Rinchoa". O título de Arcebispo de Mitilene era atribuído ao auxiliar do Patriarca de Lisboa.