UMA ÁRVORE PLANTADA NESTE DIA EM 1869...
O homem ao longo dos tempos tem demonstrado a preocupação de deixar testemunhos da sua passagem para manter a lembrança para além da existência efémera da vida. Para isso constrói, escreve, procria ou planta árvores, como refere o pensamento arábico.
Em tal dia como hoje em 1 de Junho de 1869, foi o casamento de D. Fernando II com a Condessa d'Edla, com a intenção de assinalar esse acto foi plantado no Parque da Pena um eucalipto da variedade Eucalyptus obliqua.
O local escolhido foi junto a denominada feteira da condessa. Dado as condições serem as mais adequadas para o desenvolvimento da espécie (água e terreno abrigado) o eucalipto vingou e, mantém-se pujante, passados 139 anos, recordando naquele recanto romântico de Sintra o fausto acontecimento. Suas Majestades há muito desapareceram, mas a árvore resistiu a ventos e tempestades porque o seu colossal tronco a mantém bem firme no seu posto. É a mais grossa de todas do Parque merece os nossos parabéns neste seu aniversário. Sim, as árvores também merecem festa de anos. Longa vida a este "indivíduo notável" como lhe chamou o Prof. Mário de Azevedo Gomes, grande Português autor da Monografia do Parque da Pena, o dia 1 de Junho também devia ser DIA DO REAL EUCALIPTO DO PARQUE DA PENA...Porque não?
(Nota: Não foi possível tirar uma fotografia ao eucalipto, uma vez que, a zona do Parque da Pena onde se encontra o Chalé da Condessa está vedado para obras de recuperação).