ANTIGA FABRICA DE ESTAMPARIA DE RIO DE MOURO 1771- 2021
Antiga fabrica de estamparia e tinturaria, existiu em Rio de Mouro, Concelho de Sintra, foi oficialmente, fundada em 1771. Acerca deste estabelecimento fabril, primeiro laborar no Município; publiquei separata do artigo de minha autoria, inserto na revista Sintria, cujo conteúdo tem sido aproveitado por gente sem princípios, utilizam o que escrevemos sem citarem fonte, enfim.
No inquérito de 1881, o proprietário Filipe José da Luz, respondeu,afirmando fábrica , havia sido fundada no principio do século XIX,primitivo dono, José da Silva,tendo acompanhado a família real quando fugiu para o Brasil,causa das invasões francesas, vendeu a fábrica ao seu avô.
Sabemos agora oficialmente a fábrica nasceu em 1771.
Comemoram-se este ano 250 anos, resolvi assinalar efeméride,prometendo voltar ao assunto, com mais informação acerca deste importante património, da história da nossa terra. A fabrica produzia lenços estampados de tão elevada qualidade,eram comercializados sendo de Alcobaça, e afinal produzidos aqui.
A fábrica estava situada de fronte do adro da Igreja de Nossa Senhora de Belém , em Rio de Mouro,( velho ), apresentando aspecto exterior como mostra a imagem até ser demolida, infelizmente, na década de 1980. Foi depois metalúrgica de alumínios, e hoje estúdio de gravações áudio visuais.
Uma data importante que não devia passar sem justificada referencia.