BODAS DIAMANTE DA INAUGURAÇÃO TEMPLO CATÓLICO NO CONCELHO DE SINTRA
No já distante 1944 século passado, dia 18 do então tórrido mês de Junho; Sua Eminência Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, benzeu e celebrou primeira missa, na capela do Orfanato-Escola Santa Isabel, " cidade dos rapazes" porque destinado exclusivamente a utentes do sexo masculino, situado na aldeia de Albarraque, freguesia de Rio de Mouro, Município de Sintra .
O acto revestiu-se de pompa e circunstância, e afirmação de grandeza da obra assistencial fundada 17 anos antes pelo Reverendo Padre, franciscano, Agostinho da Mota. Assistiram a sagração do templo, o director geral da Assistência Dr.Guilherme Possolo, Presidente da Câmara Municipal de Sintra Coronel Círiaco José da Cunha, director do Orfanato Sr. Álvaro Vilela, e o benemérito principal da instituição Sr. Manuel do Espírito Santo Silva, presidente do Banco com seu nome.
A guarda de honra, prestada pelos bombeiros voluntários de Queluz, Sintra, São Pedro de Sintra, Belas, Barcarena e Paço de Arcos, abrilhantou a banda Filarmónica de Rio de Mouro.
Sua Eminência chegou às 10 horas e 45 minutos, de seguida processionalmente, deu volta ao edifício da igreja benzendo-o, transportaram o palio Irmãos das Irmandades do Santíssimo e Senhor dos Passos da Graça ambas de Lisboa.
A celebração da missa, a que assistiram além dos internados muito povo das redondezas, foi acompanhada pelo coro do Orfanato, composto por 25 amigos da instituição.
Um dia memorável para o concelho e freguesia, aqui recordado porque merece ser devidamente comemorado.
A notícia
Projecto do templo