EFEMÉRIDE ASSINALANDO IMPORTÂNCIA INDUSTRIAL DO MUNICÍPIO SINTRA
Cumprem-se 50 anos,da data um grupo empresarial, adquiriu grande propriedade a Quinta do Grajal, onde pretendiam edificar fábrica de cervejas.
De facto,lideradas pelo Conde de Caria,conjunto de empresas, de bebidas, vidreiras , e importante cervejeira espanhola,associaram-se para instalar no concelho de Sintra,uma das maiores fábricas do ramo em Portugal ,
O projecto foi elaborado em Madrid; durou cerca 13 meses construção; a 2 de Agosto de 1972, iniciaram distribuição de cerveja em garrafa, e 20 Novembro ,em barril.
No fim de 1972, trabalhavam na Venda Seca, 394, empregados efectivos e 25 eventuais total de 419, pessoas, maioritariamente residentes nos arredores .
A nova cerveja de muito boa qualidade e excelente sabor,foi bem aceite pelos consumidores.
No período seguir a 25 de Abril de 1974 seria nacionalizada e integrada no grupo cervejeiro; com sede em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira.
Na quinta da Fonte do Cedro, junto da fabrica, laborou produtora de refrigerantes de óptima qualidade; cuja laranjada apreciava muito .
Antes do encerramento, na Venda Seca, existiu delegação da Casa do Pessoal da empresa que absorveu a unidade sintrense.
Memoria da fábrica , ainda hoje paragem de autocarros, na estrada perto da antiga entrada se denomina " CERGAL".
Ontem, vestuário , maquinas de escrever, cervejas, metalomecânica,química,e hoje em muitos outros sectores;concelho de Sintra,continua sendo dos mais industrializados do País.
Quem acintosamente, realçava carácter " dormitório " fazia pretendendo, esvaziar Sintra da sua maior riqueza, as pessoas, moro cá há 47 anos, gosto cada vez mais.
Vai uma cergal ? Em qualquer supermercado ou loja de bebidas de Sintra podem encontrar; bem vistas as coisas, nasceu aqui.