JOSÉ CUPERTINO RIBEIRO JUNIOR - ILUSTRE PERSONAGEM DA HISTÓRIA DE SINTRA
Quarta - Feira 11 de Janeiro 1922, faleceu na cidade de Lisboa, tendo nascido na localidade de Pataias, conselho de Alcobaça, 15 Dezembro 1848.Republicano emérito,membro do directório incumbido de planear e realizar revolução de 5 de Outubro de 1910.
A Junta e Assembleia de Freguesia de Rio de Rio de Mouro, concelho de Sintra, representadas pelos respectivos presidentes ,depuseram singelo ramo de flores, na campa de Cupertino Ribeiro, no cemitério dos Prazeres,em Lisboa.
O túmulo mandado erigir pela viúva destinado ao descanso perpétuo dos restos mortais,foi vendido por familiares, em 1983, pertence agora a outrem.
Cupertino Ribeiro, figura cimeira da história de Rio de Mouro,dono da antiga fábrica de estamparia de chitas,benemérito contribuiu com avultada quantia para construção do cemitério paroquial, proprietário de extensa quinta e mansão, ainda existentes, merece ser lembrado,foi esse dever hoje cumpriu a autarquia da nossa terra.A foto é do túmulo que foi seu , declarado de interesse municipal pelo Município Lisboeta.