MARIA ALMIRA MEDINA - MULHER GENIAL
Dia 18 de Janeiro 2016, com a avançada idade 96 anos , faleceu Drª Maria Almira Medina, figura grada da cultura e empenho cívico do Município de Sintra.
Natural da Figueira da Foz, passou maior parte da extensa e profícua vida, em Sintra, onde dirigiu de 1983 a 1991, o Jornal de Sintra, fundado por seu pai ,António Medina Junior.
Licenciada em Filologia Românica pela faculdade de letras da Universidade de Lisboa, exerceu actividade de professora, jornalista,escritora, poetisa,pintora , ceramista, caricaturista.
O professor doutor Miguel Real, no tributo prestado a esta personalidade de eleição,em acto realizado ontem na Casa Museu Leal da Câmara, Rinchoa,, patrocinado pela Câmara Municipal de Sintra e Junta de Freguesia de Rio de Mouro,afirmou aquele prestigiado escrtitor , Maria Almira Medina é pouco conhecida , porque repartiu a brilhante actividade criativa e talentosa por dominios muito diversos, e não prestou atenção a publicação e difusão da sua obra.
Sem dúvida merece seja divulgada para ter relevância merecida.
Encontrei no Jornal de Sintra de Fevereiro 1959, caricatura de Teixeira de Pascoais, da autoria de Maria Almira, que ilustra o poema " CREPÚSCULO " daquele poeta. Deixo sem comentários imagem onde o talento da mulher genial está patente.
Um meu tributo a Maria Almira Medina