RECORDANDO NOSSO ILUSTRE CONTERANEO
No Município de Sintra,particularmente na freguesia da Vila de Rio de Mouro,tiveram residência permanente,ilustres portugueses que se distinguiram e ficarão para sempre na nossa História.Infelizmente alguns depois da sua morte foram relegados para injusto esquecimento.Merecem recordemos sua memória para continuarem "vivos".
Um exemplo do que acabo de referir, é Francisco Lyon de Castro, empresário político democrata , opositor do regime Salazarista, fundou em 1945,em sociedade com seu irmão Adelino, a editora Europa América.
Mais tarde Lyon de Castro, já único proprietário da empresa, inaugurava em 1964, as instalações modernas da gráfica Europam, situadas no limite das freguesias de Algueirão Mem-Martins, e Rio de Mouro,junto da estrada Lisboa Sintra.
Homem de grande visão empresarial,Lyon de Castro,foi igualmente um patrão com preocupações sociais,proporcionando aos trabalhadores, condições de trabalho e remuneratórias justas .
Viveu durante décadas em Rio de Mouro, onde havia construido uma vivenda.Nasceu em Lisboa no dia 24 de Outubro de 1914,falecendo a 11 de Abril de 2004, sendo ao tempo o mais antigo editor do mundo em actividade.
Seria sepultado no cemitério de Rio de Mouro, após velório realizado nas instalações da sua empresa que tanto acarinhava.
Repousa no jazigo de família mandado executar em 1989, onde jaz igualmente sua esposa Eunice.
Francisco Lyon de Castro,com quem tive privilégio de conversar algumas ocasiões,quis ficar para sempre na terra que como muitos de nós,adoptou como sua.
Merece que recordemos e consideremos a exemplo de outros um Rio Mourense ilustre.
Nada mais apropriado que deixar aqui referencia a sua querida empresa, onde muitos nossos vizinhos trabalharam. Infelizmente hoje nem sei se existe ainda. Uma pena...