TOPONÍMIA SINTRENSE - ALFAQUIQUES
No território do município de Sintra, encontramos diversas localidades cujo nome teve origem no tempo da dominação árabe. Alguns topónimos desta espécie são singulares, únicos em Portugal, um deles: ALFAQUIQUES, povoação da Freguesia de São João das Lampas. A explicação do significado usualmente aceite é derivar do vocábulo: Alfaqui com o qual muçulmanos designam: clérigo ou jurista, doutor, sábio..
Investigando com cuidado, a nossa versão é diferente. Alfaquiques, corruptela de Alfaqueque que significa correio portador de noticias emissário, individuo encarregue de proceder a libertação de cativos, prisioneiros de guerra.
Curiosamente segundo as memórias paroquiais 1758, os habitantes da freguesia das "lampas", "tem o privilégio de se não fazerem soldados, pelo trabalho que tem de fazerem vigia ao mar". Neste trecho da costa marítima portuguesa actividade dos corsários era intensa durante séculos. Sítio de guerra quase permanente.
Alfaquiques situada num cume, do qual a vista alcança ampla porção de oceano, é apropriado a permanência de vigilante, depois iria levar a alcáçova de Sintra noticias do avistado mar dentro.
Alfaqueque, consequência do pouco cuidado da escrita passou a Alfaquique originando confusão, Alfaquiques ,devia ser ALFAQUEQUES, terra do correio,ou melhor do carteiro castrense, não a que o vulgo adoptou.
A fonte da localidade fomos "beber" inspiração para chegar a nossa conclusão.