TOPONÍMIA SINTRENSE - CASO CURIOSO
Estudo da toponímia e microtoponimia, não canso de chamar atenção é indispensável para conhecimento da história e tradições locais.
Alguns sítios adquirem denominação cujo significado só será possivel decifrar,utilizando ensinamentos da ciência que estuda os " sítios".
No concelho de Sintra, união de freguesias Almargem do Bispo, Montelavar , Pero Pinheiro deparei , casal " dos Gosmos ". Nome raro nem sei existirá outro semelhante. A curiosidade para tentar chegar ao significado, levou visitasse diversas ocasiões o local. Observei muito.Certo dia encontrei um pastor com rebanho de ovinos , e algumas poucas cabras; indaguei , se teria, porventura , escutado alguém ,esclarecendo o porquê.
Não foi muito frutífera a resposta, no entanto falou de antigos habitantes, donos das terras e matas circundantes.
A origem do topónimo estaria num alcunha, atribuído aquela gente.Com essa "pista", julgo ter encontrado a solução,
Gosmar é termo pejorativo e designa , quem fala demasiado , utiliza verborreia, discurso , falação. Também , gosma é característica dos que tentam usufruir de algo sem contribuir para isso, tal como ir a festas e eventos sem ser convidado, "andar a gosma ", pendura.
Assim casal dos gosmos, teria sido aplicado ao sitio , porque os seus moradores possuíam atributos e lata de passarem por aquilo que não eram e utilizarem esse " atributo " para enfrentar a " vidinha". A origem é de índole depreciativa .