TOPONÍMIA SINTRENSE - OLELAS
O significado do nome de lugares sítios e povoações, é campo fértil onde alguns por incúria e falta de investigação cuidada "semeiam" desconcertantes soluções.
Um dia no mês passado, com os meus amigos e alunos da instituição de "ensino" sénior onde todas as terças-feiras passo agradáveis e enriquecedoras horas, falando da história do Património, visitamos uma igreja do concelho de Sintra, sobre a qual escrevi anterior apontamento. Nessa ocasião troquei algumas palavras com um acólito da paroquia que juntamente com o reverendo pároco, tiveram amabilidade de nos acompanhar na visita.
A propósito do "post" que inseri com significado do nome de Aruil, povoação da antiga freguesia de Almargem do Bispo do Município de Sintra, indagou se sabia significado de Olelas. Respondi ainda não havia estudado, e não sabia.
Solicito interlocutor, informou que já ouvira a versão segundo a qual "em tempos antigos vivia no povoado, ermitão, pessoa "letrada" que ensinava a ler e escrever, fundou uma "aula" para o efeito, no entanto, porque os alunos eram muito poucos, o povo dizia que não era "aula" e sim uma " aulela", pequena sem importância". Fiquei boquiaberto com a explicação, disse-lhe: não concordar. E para mim prometi estudar, daí resultou :
A povoação está situada numa encosta, quase cume da serra do Sabugo, de onde se desfruta grandiosa e fantástica panorâmica sobre a Serra de Sintra, a meio caminho entre aldeia de Sabugo e sede da paróquia São Pedro Apostolo. Geograficamente Olelas fica na extrema das antigas vintanas do Sabugo e Almargem do Bispo, dessa particularidade adveio o topónimo. Ao longo de séculos, vemos grafia de oullelas e oulella.
José Alfredo da Costa Azevedo, no livro "Velharias de Sintra IV" na página 159, transcreve a memória paroquial elaborada pelo pároco da Igreja Matriz e Real Colegiada de São Martinho da Vila de Sintra em 1758, onde o reverendo na vintana do Sabugo, refere "OURELLA".
Esta informação foi decisiva no sentido da solução. Ourela, é espaço situado no contorno externo imediato de algo, aquilo que serve de acabamento a um tecido, margem ou beira, parte final,limite remate. Olelas, é corruptela de ourela, que significa extrema, sitio onde se demarcavam propriedades e juridições.
Estamos esclarecidos, espero que ninguém considere este texto uma "aulella" pelo contrário pretende ser a separação entre empírico e o fundamentado.