TRAGÉDIA NA ESCOLA DE AVIAÇÃO DA GRANJA DO MARQUÊS - SINTRA
Quinta-Feira,dia 25 de Fevereiro de 1926, avião AVRO 7, despenhou-se quando se preparava para aterrar , na pista da Escola de Aviação militar, instalada na granja do marques, junto da estrada Sintra, Mafra, perto da povoação de Lameiras, Pero Pinheiro.Faleceram na trágica ocorrência, os dois tripulantes , tenente miliciano aviador, Amílcar Alvarenga, e alferes médico José de Azevedo Reis.
O avião com motor de 110 cavalos, era utilizado nos voos de instrução da escola.Curiosamente antes do trágico desenlace ,aeronave havia subido , para efectuar várias voltas sobrevoando o aeródromo, nessa ocasião, pilotada pelo capitão Craveiro Lopes, acompanhado do tenente Ayala Montenegro. Poisou normalmente na pista as 9,30 horas, tudo funcionou sem problemas.
O capitão Craveiro Lopes, seria nomeado Presidente da Camara Municipal de Sintra a 20 de Junho desse ano. Mais tarde tornar-se ia Presidente da República Portuguesa.
Caso para dizermos, Craveiro Lopes, escapou por uma unha negra.Aliás temos agora elementos, permitem afirmar, a vida do ilustre português, militar e republicano, foi sempre cheia de risco.